As articulações facetárias são formadas pelo encontro das facetas articulares, superior e inferior, de duas vértebras sucessivas. Esse tipo de articulação é classificada como sinovial, apresentando uma cartilagem a qual é envolvida por uma cápsula preenchida por líquido, o líquido sinovial. As articulações facetárias são responsáveis por quase 20% de toda a carga suportada pela coluna e seu principal papel é permitir que os ossos vertebrais articulem entre si com pouca ou nenhuma fricção, facilitando o movimento e a mobilidade.
Existem diversas causas que podem contribuir para a degeneração facetária, entre elas excesso de peso, alterações estruturais devido a má postura, traumas na cápsula fibrosa, inflamações recorrentes, estiramentos e também o avanço da idade, sendo muito comum em pacientes idosos.
Devido ao processo degenerativo, a fricção entre os ossos passa a aumentar, reduzindo dessa forma a mobilidade e atingindo alguns nervos, o que resulta em intensas dores na coluna. A dor é um dos sintomas mais característicos da degeneração facetária, sendo muito comum os pacientes apresentarem dor lombar, dor que irradia para membros inferiores, dor que piora na extensão e melhora na flexão de membros, além de dor local à palpação.
Segundo o Dr. Leonardo Miguez, neurocirurgião:
Os tratamentos para a degeneração facetária são diversos e vão desde uso de analgésicos e anti-inflamatórios, recomendações de repouso, tratamentos fisioterápicos e osteopáticos, acupuntura, até mesmo infiltração e/ou bloqueios das facetas lombar e indicação cirúrgica para os casos mais graves.
É importante ressaltar que a avaliação de um profissional especializado é primordial para o desenvolvimento correto de um tratamento para cada caso.
Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.