skip to Main Content

(21) 2521 1091 / 2513-0362
(21) 98157-4035

Dr. Leonardo Miguez | Aneurisma Cerebral

Aneurisma Cerebral

Um aneurisma é caracterizado por uma área frágil da parede de um vaso sanguíneo, podendo causar uma saliência (aneurisma fusiforme) ou aumento de tamanho do vaso. Os aneurismas cerebrais podem ser saculares, os quais variam no tamanho podendo ser de um milímetro até um centímetro. Saculares gigantes que costumam ter mais de dois centímetros e saculares múltiplos.

Os aneurismas podem ser de origem congênita, estando presente desde o nascimento ou podem se desenvolver ao longo da vida devido a uma lesão vascular, que pode ser causada por hipertensão arterial, aterosclerose, traumas e infecções. Além dessas principais causas existem outros fatores de risco para o desenvolvimento de um aneurisma, como fumo, uso de drogas, consumo excessivo de álcool e algumas infecções sanguíneas específicas.

Entre os principais sintomas decorrentes de um aneurisma cerebral podemos destacar dor de cabeça, visão dupla, perda de consciência, confusão mental, fotofobia, convulsões, entre outros. No entanto, em diversos casos o aneurisma também pode ser assintomático, sendo dessa forma identificado apenas através de exames laboratoriais como ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

O Dr. Leonardo Miguez, neurocirurgião, salienta que:

Caso ocorra episódios de dores de cabeça intensas e súbitas, principalmente acompanhada de náuseas, vômitos, convulsões ou outro sintoma neurológico, pode indicar o rompimento de um aneurisma e é imprescindível tratamento médico imediato.

Compartilhar

Back To Top