skip to Main Content

(21) 2521 1091 / 2513-0362
(21) 98157-4035

Dr. Leonardo Miguez | Artrodese Facetária

Artrose Facetária

As articulações facetárias são responsáveis por conectar as vértebras em sua região posterior. A principal função dessa articulação é permitir a mobilidade e proporcionar estabilidade e suporte para a coluna vertebral.

Alguns fatores como envelhecimento, traumas, sobrecarga de peso, acarretam um processo de degeneração das articulações facetárias, principalmente na região lombar.

Esse quadro degenerativo que leva a um processo inflamatório é o que chamamos de artrose facetária.

Entre os principais sintomas dessa patologia está a dor intensa na região lombar ou cervical, podendo irradiar para nádegas, coxas ou membros superiores, ombro e pescoço. Além disso, o paciente também pode apresentar dificuldade de locomoção, com piora da dor ao realizar movimento de extensão e melhora ao flexionar a coluna. 

Segundo o Dr.  Leonardo Miguez, neurocirurgião:

O tratamento da artrose facetária depende do grau de desenvolvimento da patologia, bem como do quanto ela interfere na rotina diária do paciente.

Podem ser realizados tratamentos conservadores, com fisioterapias, medicamentos orais, atividades físicas regulares, bem como tratamentos cirúrgicos como infiltrações, denervação facetária e cirurgias de artrodese, que visa a estabilização da coluna vertebral.

Compartilhar

Back To Top