skip to Main Content

(21) 2521 1091 / 2513-0362
(21) 98157-4035

Dr. Leonardo Miguez | Cirurgia com o Paciente "Acordado"

Cirurgia com o Paciente "Acordado"

Conhecida como “cirurgia acordada”, a técnica vem sendo cada vez mais difundida para remoção de tumores cerebrais. O paciente é submetido a anestesia geral e após a abertura do crânio o paciente é acordado através da redução dos níveis de sedação.

Nesse procedimento o paciente fica acordado, conseguindo obedecer a comandos e estímulos, no entanto, não sente dores por estar sob efeito de anestesia.

Antes da cirurgia são colocados eletrodos nas mãos, pés ou em outras áreas que de deseja testas. Com o paciente já acordado, pede-se para que realize alguns movimentos e assim o neurocirurgião consegue identificar os estímulos cerebrais de determinadas áreas e também ter maior precisão das regiões atingidas pelo tumor.

Segundo o Dr. Leonardo Miguez, Neurocirurgião:

Uma das grandes vantagens dessa técnica é poder controlar a remoção do tumor, garantindo uma maior extração sem comprometer alguma função cerebral.

Dessa forma pode-se proporcionar um menor déficit pós-operatório e garantir ao paciente uma melhor qualidade de vida e menores chances de recidiva do tumor.

Compartilhar

Back To Top