A dor no nervo ciático é um sintoma que sinaliza algum outro problema. Normalmente a dor ciática está relacionada a um tipo de inflamação ou dano no nervo ciático, ou ainda pode ser decorrente da pressão da coluna realizada sobre o nervo.
É muito comum que esse sintoma apareça devido a traumas diretos ou repetitivos, má postura ao sentar e também devido a práticas esportivas. No entanto, a causa principal de dor ciática são as lesões degenerativas da coluna vertebral como hérnias de disco, protrusão de disco, artrose das vértebras, estenose da coluna lombar, entre outros fatores.
Os sintomas apresentados por cada paciente podem distinguir entre si, no entanto a dor apresenta-se normalmente em apenas um lado do corpo. Inicia na região lombar, podendo irradiar para coxa, panturrilha e pé.
Os principais sintomas incluem sensação de queimação ou dormência na lombar e membros inferiores, dores acompanhadas de choques intermitentes nas nádegas, espasmos de dor na lombar e região profunda da coxa. Além disso, pacientes ressaltam dificuldade para sentar e levantar, perda de sensibilidade ou fraqueza na perna afetada e em casos mais severos alteração da função intestinal e urinária.
Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da dor ciática estão quadros de obesidade, sedentarismo, processo de envelhecimento e gravidez.
Portanto é fundamental realizar atividades físicas supervisionadas que fortaleçam a musculatura, bem como é importante manter uma postura adequada e evitar movimentos bruscos.
Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.