skip to Main Content

(21) 2521 1091 / 2513-0362
(21) 98157-4035

Dr. Leonardo Miguez | Hérnia de Disco

Hérnia de Disco

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre mais frequentemente da região lombar e é uma das principais causas de dores na coluna. Esse problema ocorre quando há uma fissura ou um desgaste no anel fibroso do disco vertebral, permitindo que o líquido gelatinoso que está contido nessa estrutura fibrosa extravase ou cause uma expansão ou abaulamento nessa região.

O disco é composto por duas partes principais: O núcleo pulposo ou líquido viscoso, que é responsável por amortecer as pressões exercidas no dia-a-dia. A segunda parte é o anel fibroso, que possui características elásticas e permite a realização de movimentos de flexão, extensão e rotação do tronco.

O Dr. Leonardo Miguez salienta que:

Fatores hereditários estão entre as principais causas de hérnia de disco, no entanto, outros fatores também estão associados como traumas de repetição por esforço de trabalho ou esportivo, alta carga de peso sobre a coluna, fumo, má postura e idade avançada também são motivos de lesões degenerativas.

Os sintomas mais comuns da hérnia de disco são as dores localizadas nas regiões das lesões. Quando a lesão é na coluna cervical as dores se irradiam para braços, mãos e dedos. Em caso de lesão na região lombar, as dores irradiam para as pernas e pés. Entre outros sintomas, o paciente pode apresentar formigamento e dormência nos membros, perda de força nas pernas e em casos mais graves até mesmo incontinência urinária.

O tratamento mais indicado para hérnia de disco, bem como para as demais patologias de coluna dependem da extensão e gravidade da lesão, bem como das particularidades de cada caso. Todos os casos devem sempre ser avaliados por um profissional especializado a fim de obter o melhor resultado, visando qualidade e segurança.

Compartilhar

Back To Top