Mielopatia Cervical

A mielopatia cervical consiste em uma lesão da medula espinhal devido a uma compressão na altura do pescoço, normalmente em consequência de espondilose ou artrose cervical.

Isso ocorre pois há uma redução do espaço que a medula ocupa no canal vertebral, desencadeando então uma compressão que ocasiona diversos sintomas.

O processo de desenvolvimento da patologia normalmente é gradual, iniciando com alterações sensitivas como dormência nos membros superiores, evoluindo para dificuldade de realizar movimentos finos com as mãos. Nas alterações motoras ocorre uma redução gradual de força.

Além disso, os pacientes passam a apresentar quadros de hiperreflexia e sensação de rigidez muscular, dificultando a realização de movimentos, principalmente caminhar.

Em geral a mielopatia cervical é decorrente de uma hipertrofia de ligamentos, facetas articulares e protrusões de disco que levam a redução do canal vertebral, comprometendo a passagem da medula espinhal.

De acordo com o Dr. Leonardo Miguez:

O tratamento dependerá do quadro clínico de cada paciente, sendo que o objetivo cirúrgico é descomprimir a região medular comprometida, devolvendo ao paciente mobilidade e qualidade de vida.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!