skip to Main Content

(21) 2521 1091 / 2513-0362
(21) 98157-4035

Dr. Leonardo Miguez 00| Osteófitos (Bico de Papagaio)

Osteófitos (Bico de Papagaio)

Osteofitose consiste na calcificação de ligamentos e cartilagens que envolvem as vértebras, formando o que é popularmente conhecido como bico de papagaio. Essa calcificação acontece como forma de tentar estabilizar alguma estrutura que sofreu um desgaste, como em processos degenerativos articulares, por exemplo.

Normalmente esse problema tem maior incidência na região lombar, mas também pode surgir em outras regiões.

Entre as causas mais prevalentes desta patologia está a postura inadequada ao longo da vida, resultando em lesões nas articulações vertebrais.  Além do processo natural de envelhecimento, outros fatores também podem contribuir para o aparecimento do bico de papagaio como causas hereditárias, doenças reumáticas, fraturas, obesidade e sedentarismo.

Os sintomas comumente observados em pacientes com bico de papagaio são similares ao de outras patologias da coluna. Em geral apresentam-se por dores fortes localizadas que irradiam para coxa, sensação de formigamento nas pernas quando se desenvolve na região lombar ou nos braços caso se localize na cervical e diminuição da força muscular.

O Dr. Leonardo Miguez, neurocirurgião, explica que:

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo de cada caso e salienta que boas práticas posturais, bem como a realização de atividades físicas podem auxiliar no alívio dos sintomas.

Compartilhar

Back To Top