skip to Main Content

(21) 2521 1091 / 2513-0362
(21) 98157-4035

Dr. Leonardo Miguez | Tumores da Medula

Tumores da Medula

Os tumores raquianos são aqueles que tem origem dentro do canal vertebral, local por onde passa a medula espinhal. Existem três tipos de classificação para os tumores medulares, sendo divididos em:

  1. Intramedulares, quando o tumor cresce dentro da medula espinhal;
  2. Intradurais extramedulares, quando origina-se dos envoltórios do sistema nervoso, como a membrana aracnóide;
  3. Tumores extramedulares, que crescem dentro do canal vertebral, como os schwanomas e tumores metastáticos da coluna vertebral.

Nem sempre a cirurgia é uma opção para o tratamento de tumores medulares, dependendo de uma série de fatores como extensão da lesão, localização, tipo de tumor, além das condições clínicas do paciente. Normalmente a cirurgia é recomendada para tumores primários da medula espinhal, tanto malignos, quanto benignos.

O tratamento de primeira linha para tumores intramedulares é a ressecção cirúrgica aberta, que visa remover todo o tumor, ou pelo menos a maior parte dele, sem comprometer a medula e as raízes nervosas.

Além disso, algumas técnicas também retiram as vértebras circundantes, a fim de reduzir a pressão sobre os nervos espinhais, aliviando a dor e outros sintomas.

Compartilhar

Back To Top