Malformações arteriovenosas, bem como aneurismas e cavernomas são disfunções do sistema vascular cerebral, que de alguma forma, comprometem a nutrição de uma região cerebral e causam sérios riscos aos pacientes.
A microcirurgia vascular mostra-se atualmente como uma das principais opções de tratamento para esse tipo de patologia. Existem três principais tipos de técnicas. A terapêutica por via endovascular é mais indicada para lesões menores, com poucos ramos. Esse tipo de procedimento requer algumas sessões até que o resultado final seja obtido.
Outra opção é a radiocirurgia, cujo princípio é causar mudanças nas paredes dos vasos através do uso da radiação. É normalmente indicada para lesões em que não há sangramento.
Por fim, a microcirurgia convencional é a mais indicada para o tratamento de malformações, podendo remover lesões maiores em uma única sessão cirúrgica.
Já o tratamento de aneurisma cerebral é realizado através da colocação cirúrgica de um clipe metálico entre o vaso normal e o aneurisma. Dessa forma é possível impedir a passagem de sangue para dentro do saco aneurismático.
Esse procedimento é realizado através de uma craniotomia, sendo que o cérebro não é cortado, apenas dissecado e afastado para que a artéria com aneurisma possa ser tratada.
Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.