O hematoma subdural é um acúmulo de sangue entre o encéfalo e o crânio, mais precisamente entre as meninges cerebrais, entre a dura-máter (mais externa) e a camada seguinte, chamada de aracnóide.
Normalmente os hematomas são divididos em dois grupos. Os hematomas subdurais agudos, ocasionado por grave lesão craniana, sendo o quadro mais perigoso. Já o hematoma subdural crônico desenvolve-se devido a lesões de menor impacto.
As causas dos hematomas são em sua maioria devido a traumas como acidentes de carro, golpes na cabeça e quedas. Além disso, idosos, pessoas que utilizam anticoagulantes ou abusam de álcool e drogas apresentam um risco mais elevado de desenvolver um hematoma subdural.
Os sintomas decorrentes de um hematoma cerebral dependem da extensão e local da lesão, da idade do paciente, além das suas condições físicas. Quando há um sangramento extenso e súbito o paciente pode apresentar perda imediata da consciência e até mesmo entrar em estado de coma. Em casos de lesões menos graves os sintomas aparecem gradualmente e normalmente representam confusões mentais, dores de cabeça, tonturas, mudanças de comportamento, sonolência excessiva, incapacidade de falar, entre outros sintomas.
Segundo o Dr. Leonardo Miguez:
O tratamento dependerá da gravidade da lesão, sendo que em casos mais severos normalmente há necessidade de cirurgias para reduzir a pressão intracraniana.
Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.