skip to Main Content

(21) 2521 1091 / 2513-0362
(21) 98157-4035

Dr. Leonardo Miguez | Tumores Cerebrais

Tumores Cerebrais

Os tumores cerebrais caracterizam-se pelo crescimento anormal de células que levam a compressão do cérebro, além de causar lesão das células normais. Normalmente os tumores podem ser divididos em duas categorias:

  1. Tumor cerebral primário, quando tem origem no próprio cérebro e;
  2. Tumor cerebral secundário ou metastático, quando tem origem em outro órgão e se espalha pelo organismo.

A maioria dos tumores cerebrais originam-se nas células gliais, responsáveis pela sustentação das células nervosas, sendo denominado de glioma. Os tumores podem ser caracterizados como menos agressivos, apresentando um crescimento lento, não metastático e normalmente removível através de cirurgias. Já os tumores agressivos possuem um crescimento rápido, com chance de recidiva mesmo após remoção e necessitam de tratamentos quimioterápicos além de cirurgias.

Embora os tumores sejam normalmente devido a mutações de genes em determinados tecidos, existem alguns fatores de risco que aumentam a chance de desenvolvimento de um tumor. Normalmente os tumores do SNC são mais frequentes em homens do que mulheres, assim como idosos também apresentam riscos elevados, contato com radiação, pacientes com imunidade baixa ou portadores de HIV também apresentam maiores chances de desenvolver tumores.

De acordo com o Dr. Leonardo Miguez, neurocirurgião:

Os sintomas decorrentes de tumores cerebrais podem ser muito variados e na maioria das vezes apresentam-se através de dores de cabeça persistentes, alterações visuais e auditivas, convulsão, rigidez ou fraqueza muscular, além de problemas de memória, dificuldade na fala e compreensão.

É importante salientar que os sintomas dependerão da área do cérebro afetada e da extensão do tumor.

Compartilhar

Back To Top