skip to Main Content

(21) 2521 1091 / 2513-0362
(21) 98157-4035

Dr. Leonardo Miguez | Protusão Discal

Protusão Discal

Popularmente conhecida como hérnia de disco, a protusão discal ocorre quando parte de um disco vertebral sai da sua posição original e passa a comprimir raízes nervosas que emergem da coluna vertebral. Essas alterações são mais frequentemente encontradas na região lombar e cervical por serem locais de maior movimentação e que suportam grandes cargas.

Os discos vertebrais são constituídos por tecido cartilaginoso e elástico, tendo como objetivo reduzir o atrito entre as vértebras, permitindo sua movimentação. A hérnia, portanto, é decorrente do desgaste desses discos causado normalmente por um esforço de repetição ou devido a fatores genéticos. Excesso de peso, atividades de alto impacto, sedentarismo, posição repetida, como passar muito tempo sentado são alguns fatores que também podem causar lesão nos discos.

Normalmente o principal sintoma da hérnia de disco é a dor, que pode ser lombar, torácica ou cervical e em alguns casos pode irradiar para braços e pernas, além de sensação de formigamento e câimbras nos membros e episódios de fraqueza devido ao comprometimento de nervos.

Portanto é primordial a avaliação de um médico caso esses sintomas sejam recorrentes, a fim de traçar um melhor tratamento para cada caso e evitar possíveis complicações.

Compartilhar

Back To Top