skip to Main Content

(21) 2521 1091 / 2513-0362
(21) 98157-4035

Dr. Leonardo Miguez | Hematoma Subdural

Hematoma Subdural

O hematoma subdural é um acúmulo de sangue entre o encéfalo e o crânio, mais precisamente entre as meninges cerebrais, entre a dura-máter (mais externa) e camada seguinte, chamada de aracnoide.

Normalmente os hematomas são divididos em dois grupos. Os hematomas subdurais agudos, ocasionado por grave lesão craniana, sendo o quadro mais perigoso. Já o hematoma subdural crônico desenvolve-se devido a lesões de menor impacto.

As causas dos hematomas são em sua maioria devido a traumas como acidentes de carro, golpes na cabeça e quedas. Além disso, idosos, pessoas que utilizam anticoagulantes ou abusam de álcool e drogas apresentam um risco mais elevado de desenvolver um hematoma subdural.

Os sintomas decorrentes de um hematoma cerebral dependem da extensão e local da lesão, da idade do paciente, além das suas condições físicas. Quando há um sangramento extenso e súbito o paciente pode apresentar perda imediata da consciência e até mesmo entrar em estado de coma. Em casos de lesões menos graves os sintomas aparecem gradualmente e normalmente representam confusões mentais, dores de cabeça, tonturas, mudanças de comportamento, sonolência excessiva, incapacidade de falar, entre outros sintomas.

Segundo o Dr. Leonardo Miguez:

O tratamento dependerá da gravidade da lesão, sendo que em casos mais severos normalmente há necessidade de cirurgias para reduzir a pressão intracraniana.

Compartilhar

Back To Top