skip to Main Content

(21) 2521 1091 / 2513-0362
(21) 98157-4035

Dr. Leonardo Miguez | Lombalgia

Lombalgia

Lombalgia caracteriza-se por dores na região da coluna lombar. Existem diversos fatores desencadeantes de lombalgia, no entanto, a postura inadequada está entre as causas mais prevalentes.

Má postura ao sentar, deitar e realizar atividades diárias pode comprometer seriamente a mobilidade da coluna, causando dores intensas e dificuldades de locomoção. Além disso, inflamações/infecções, hérnias de disco, artrose, sedentarismo e obesidade, também são classificados como fatores de risco.

Entre os principais sintomas da lombalgia pode-se destacar dor constante na região lombar, formigamento ou dormência nas nádegas, coxas e pés, piora da dor ao acordar ou após longos períodos sentado, dor que muda conforme a posição. Além disso, o paciente também pode apresentar contrações musculares, limitação de movimentos, dificuldade para caminhar e até mesmo dificuldade para dormir.

A lombalgia pode ser classificada como aguda, quando a duração da dor é menor que 12 semanas. Normalmente essa dor aparece em decorrência de algum movimento errado, ao abaixar ou inclinar a coluna ou ao pegar peso em excesso.  Quando a dor persiste por mais de 12 semanas ela pode ser caracterizada por lombalgia crônica e pode ter causa multifatorial.

Para evitar que a lombalgia evolua para um quadro crônico o Dr. Leonardo Miguez ressalta algumas dicas valiosas como:

Corrigir a postura, principalmente para sentar; evitar carregar sobrecarga de peso; proteger a coluna durante os exercícios físicos; não se curvar por muito tempo; ao se abaixar dobrar os dois joelhos e não dobrar a coluna; bem como evitar dormir em colchões excessivamente moles ou duros.

É primordial a avaliação de um profissional qualificado a fim de estabelecer o melhor tratamento para cada caso.

Compartilhar

Back To Top